Ensino Fundamental Maior

O papel da escola no desenvolvimento das pessoas e das sociedades é inquestionável. Afinal, a cada dia, um mundo mais tecnológico, plural e competitivo se edifica diante de nós, e o melhor meio de transitar por ele com competência e habilidade é a educação.

O Colégio Ideal sabe o tamanho dessa responsabilidade e baseia sua atuação educacional de forma a entrelaçar os saberes e despertar múltiplas inteligências nos alunos, em tempos que requerem mais dinamismo e menos compartimentalização do conhecimento, pois a sociedade se estrutura de forma conectada e dialógica.

O desafio existe, mas toda família lida com desafios para garantir o sucesso de seus membros, e é assim com a família Ideal. Com um projeto pedagógico de inovação e de excelência, visamos contribuir para a formação cidadã e empreendedora de sujeitos sempre curiosos e dispostos a conhecer e mudar o mundo.

Matriz Curricular

Turmas
6º ao 8º ano
  • • Matemática básica, projeto e lógica.
  • • Português
  • • Redação
  • • Interpretação de texto
  • • Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol)
  • • Artes
  • • História
  • • Geografia
  • • Ciências
  • • Robótica
  • • Ed. Física
  • • LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
  • • Matemática básica, projeto e lógica.
  • • Português
  • • Redação
  • • Interpretação de texto
  • • Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol)
  • • Filosofia / Sociologia
  • • Física
  • • Química
  • • Biologia
  • • Atualidades
  • • Ed.Física

Idiomas

Conhecer e estudar a própria língua funcionam como um mergulho que nos ajuda a desvendar mais sobre nossas raízes. Quando este mergulho é corretamente guiado, tornamo-nos capazes não só de compreender nossa querida língua materna, como também dominá-la e, assim, tomarmos posse de nós mesmos.

O acolhimento e a sensação de pertencimento despertados pela língua portuguesa, contudo, não é o bastante para que essa conexão vá além de nós, atingindo – e conquistando – o mundo. Pensando nessa interação com uma sociedade cada vez mais plural e inclusiva, o Colégio Ideal oferta a seu corpo estudantil o ensino de múltiplas línguas.

Além do ensino da Língua Inglesa, crucial para a conexão com ideias de diversas pessoas ao redor do globo, num mundo cada vez mais conectado, também ofertamos o ensino da Língua Espanhola em todas as séries, pilar para a aproximação com nossos vizinhos fronteiriços cujas relações de identidade histórica nos são tão próximas, ainda que esquecidas. O Colégio Ideal oferta ainda a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), segunda língua oficial nacional, para as séries do 6º ao 8º anos, para que sejamos ativos também no contato com aqueles que estão em nossa comunidade, mas com um domínio linguístico alternativo em decorrência de limitações auditivas.

O domínio múltiplo de línguas diversas é, sem dúvida, o primeiro passo para a construção de uma sociedade mais empática e de cidadãos mais dinâmicos, que desconhecem barreiras para entender o outro.

Turmas 6º e 7º anos

• • 7h às 11h50 (dois dias na semana)
  • • 7h às 12h40 (três dias na semana)

Observação: Horário de acordo com a carga horária da turma. Será disponibilizado oficialmente a alternância dos dias em breve.

Carga horária: 28h semanais

Turma 8° ano

• • 7h às 11h50 (apenas um dia)
  • • 7h às 12h40 (quatro dias na semana)

Carga horária: 29h semanais

Turma 9º ano

• • 7h às 12h40

Carga horária: 30 semanais

Avaliações

Seguindo o compromisso de avaliar constantemente e plenamente o alunado e suas capacidades de cognição, intelecção e produção de conhecimento, a avaliação constará de duas notas:

- Avaliação Formal: os resultados desse processo variarão de 0 (zero) a 7 (sete) pontos, sendo que estes serão atingidos através de prova escrita. A avaliação formal tem sua data indicada no calendário escolar.

- Avaliação Formativa : os resultados variarão de 0 (zero) a 3 (três) pontos. A avaliação formativa não tem data fixada em calendário, tendo em vista que o aluno será avaliado ao longo das várias atividades e projetos realizados em sala de aula, durante a vigência da unidade.

Uniformes

Lista de materiais

Lista de livros fundamental

Baixe aqui

Equipe

Os processos pedagógicos prevalentes na escola não podem depender excessivamente da memorização bruta de fatos e eventos com vistas únicas a uma avaliação. A prática pedagógica da equipe de professores deve vislumbrar e contemplar estratégias de resolução de problemas em esforços colaborativos. Não à toa, o objetivo do Ensino Fundamental II do Colégio Ideal pauta-se na formação de um aluno cidadão, empreendedor e permanentemente curioso pelo saber. Os professores que compõem esse quadro funcional foram selecionados a partir da capacidade de fomentar essa realização.