Ensino Médio

O Ensino Médio do Ideal tem como objetivo orientar a educação com base em princípios que consideram os diferentes tipos de saberes escolares, para fornecer aos alunos ferramentas que possibilitem o exercício de sua cidadania. Além disso, primamos pela viabilização das condições necessárias para que esses se tornem mais críticos e conscientes, a fim de que possam contribuir positivamente com a história do seu tempo e para que dominem novas tecnologias, refletindo sobre a utilização delas, de forma mais correta e humana, integrando-se ao mundo do trabalho, para continuar aprendendo e para seguir níveis mais complexos de conhecimentos.

Matriz Curricular

Turmas
Disciplinas
1º ao 3º ano
  • • Matemática
  • • Português
  • • Redação
  • • Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol)
  • • Artes
  • • História
  • • Geografia
  • • Filosofia
  • • Sociologia
  • • Biologia
  • • Física
  • • Química
  • • Literatura

Idiomas

Conhecer e estudar a própria língua funcionam como um mergulho que nos ajuda a desvendar mais sobre nossas raízes. Quando este mergulho é corretamente guiado, tornamo-nos capazes não só de compreender nossa querida língua materna, como também dominá-la e, assim, tomarmos posse de nós mesmos.

O acolhimento e a sensação de pertencimento despertados pela língua portuguesa, contudo, não é o bastante para que essa conexão vá além de nós, atingindo – e conquistando – o mundo. Pensando nessa interação com uma sociedade cada vez mais plural e inclusiva, o Colégio Ideal oferta a seu corpo estudantil o ensino de múltiplas línguas.

Além do ensino da Língua Inglesa, crucial para a conexão com ideias de diversas pessoas ao redor do globo, num mundo cada vez mais conectado, também ofertamos o ensino da Língua Espanhola em todas as séries, pilar para a aproximação com nossos vizinhos fronteiriços cujas relações de identidade histórica nos são tão próximas, ainda que esquecidas. O Colégio Ideal oferta ainda a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), segunda língua oficial nacional, para as séries do 6º ao 8º anos, para que sejamos ativos também no contato com aqueles que estão em nossa comunidade, mas com um domínio linguístico alternativo em decorrência de limitações auditivas.

O domínio múltiplo de línguas diversas é, sem dúvida, o primeiro passo para a construção de uma sociedade mais empática e de cidadãos mais dinâmicos, que desconhecem barreiras para entender o outro.

Segunda a Sexta

• • 7h às 13h30

Observação: Os Reforços e projetos terão datas ainda a serem marcadas.

Lista de materiais

Lista de livros Ensino Médio

Baixe aqui

Equipe

Os processos pedagógicos prevalentes na escola não podem depender excessivamente da memorização bruta de fatos e eventos com vistas únicas a uma avaliação. A prática pedagógica da equipe de professores deve vislumbrar e contemplar estratégias de resolução de problemas em esforços colaborativos. Não à toa, o objetivo do Ensino médio do Colégio Ideal pauta-se na formação de um aluno cidadão, empreendedor e permanentemente curioso pelo saber. Os professores que compõem esse quadro funcional foram selecionados a partir da capacidade de fomentar essa realização.